TAEKWONDO

O Taekwondo é das artes marciais mais apreciadas do mundo é, também, um dos poucos desportos de luta que é uma modalidade olímpica


Apesar de ser uma modalidade de combate, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrolo, cortesia, respeito e lealdade.  


Taekwondo é uma arte marcial coreana e o seu nome teve origem na fusão de três palavras: Tae, Kwon e Do. O caminho dos pés e das mãos, a autodefesa e sempre treinando o corpo e a mente. Esta arte coreana tem como objetivo o conhecimento e domínio das mais variadas técnicas de defesa pessoal, o desenvolvimento da destreza física e da flexibilidade, o
bem estar físico geral, a descarga da agressividade gerada pelo stress do quotidiano, de maneira controlada, o desenvolvimento da concentração, da coordenação, motora e dos reflexos, o aumento da auto-estima e da capacidade da auto-superação e o desenvolvimento da autodisciplina, o respeito e o sentido de responsabilidade. 

Os cinco princípios do Taekwondo são: Cortesia, Integridade, 
Perseverança, autocontrole e espírito Indomável.

O Taekwondo abrange o treino físico, mas também o aspecto intelectual, moral e na sua qualidade de exercício é conveniente para crianças, adolescentes e adultos de ambos sexos.
As suas origens encontram-se há mais de 1300 anos na Coréia, como um sistema de combate conhecido como Tae Kyon. O surgimento do Taekwon-Do tal como conhecemos surge na segunda metade do século XX. Em dia 11 de abril de 1955 foi institucionalizado o nome de Taekwon-Do, depois de um extenso trabalho de anos de estudos e pesquisas desenvolvidos por seu criador, o já falecido General Choi Hong Hi. Seus conhecimentos prévios de Karatê e Tae-kyon, incorporando, além disso, os princípios da ciência moderna, em especial os da física de Newton, permitiram-lhe criar uma arte completamente nova, dinâmica e poderosa. O Taekwondo encontra-se no conjunto de desportos de combate como o Judo, o Karate, Muaythai, boxe, etc e tem duas vertentes competitivas: as formas (ou “poomsae”, em coreano), coreografias que simulam um combate sem adversário e, na vertente olímpica, o jogo do combate. Os treinos de Taekwondo são muito mais do que um treino de artes marciais, são um treino para a vida, em que a disciplina, o obedecer ao que está certo, praticar bons hábitos, que nos tornam melhores seres humanos. Esperamos por ti vem experimentar!


 

Técnicas

Grande foco em técnicas de pernas.

 

Combate 

Modalidade olímpica de combate.

 

Ligações

ChungDoKwuan EuroAmerica Association.
Kukkiwon

 

Programa

Programa Olimpico - Poomsae (Formas),     Kyorugi (Combate).
Programa Marcial - Hyong, Kiopa (testes de quebra).

This site was started with Mobirise